segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Risoto de Alho Poró e Brie

O risoto compreende duas etapas, primeiro a preparação do caldo e posteriormente a preparação do risoto em si. O caldo pode ser de frango, carne ou legumes. Usualmente utilizo mais o de carne, pois o sabor fica mais encorpado. No entanto, a escolha fica a critério de cada um. Para o caldo de carne, no preparo do risoto para 2 pessoas, utilizo os seguintes ingredientes:

. 1 fio de azeite
. 1 ossobuco
. 1 talo de salsão (aprox 15 cm)
. 1 cenoura
. 1 tomate
. 1 cebola
. 2 dentes de alho
. 1 cravo da índia (espete-o na cebola)
. 1 folha de louro
. 1 ramo de salsinha
. 1 litro de água
. sal a gosto

Para o preparo, frite bem a carne e os demais ingrediente em um fio de azeite. Coloque tudo na panela de pressão com água e deixe cozinhar por 45 minutos. Para o risoto, os ingredientes são os seguintes:

. 1 fio de azeite
. 1/2 cebola picada
. 1 talo de alho poró cortado em tiras finas no sentido transversal
. 1 xícara de arroz arbóreo
. 3/4 de xícara de vinho branco seco
. 1 litro de caldo de carne
. 1 colher (sopa) queijo brie
. 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal)
. queijo parmesão ralado q.b
. sal e pimenta a gosto

Frite a cebola e o alho poró no azeite. Acrescente o arroz, frite bem os grãos e acrescente o vinho. Qdo ele começar a evaporar inicie o cozimento do arroz acrescentando aos poucos o caldo e mexendo sempre, de modo que mantenha a consistência cremosa da mistura (não pode secar nem ficar líquido demais o caldo). Este tempo leva de 15 a 17 minutos em panela de ferro fundido com acabamento esmaltado por dentro. Pouco antes do final do cozimento acerte o sal e pimenta. Qdo estiver cozido, acrescente os 2 queijos e a manteiga. Mexa bem, tampe a panela e mantenha-a fechada até servir. Bom apetite!

13 comentários:

Renata disse...

Ai Dani, que perdição!!!!!! Eu já gosto do risoto de alho poró, imagine com queijo brie!!!!!!!

Amei, hehehe, assim que eu aprender vou fazer!

Beijinhos!

Figos & Funghis disse...

Dani, deliciosa sua receita de risoto. Alho poró é muito saboroso, deve ter combinado bem com brie.
Você tem MSN? Preciso falar com você sobre o twitter.
Bjos

Tati - Panelaterapia disse...

Oi Dani, eu respondi seu comentário lá no blog, mas por via das dúvidas vou colar aqui:

"Manjericota, juro que não vi...afinal, visito TODOS que passam por aqui!!! Desculpe a minha "lezêra" kkkkk....seu blog é lindo!!!!
Tô xeretando lá agorinha mesmo!"


Que fotos lindas e que receitas incríveis! Já estou seguindo e vou linkar!
Bjs

Tangerina disse...

Olá Dani, Vim agradecer a sua visita lá no Tangerina ;) Não conhecia o seu blog e adorei!
Vou virar freguesa e já fiz um link lá no meu ;)

Beijinhos,
Carlota

Luciana disse...

Oi Dani, não conhecia seu blog e gostei muito......este risoto é maravilhos!!!
Parabéns
beijos
Lu

Gina disse...

Olá, Dani.
Grata pela visita ao blog.
Descobri mais uma blogueira de Curitiba, que bom! Fizemos um encontro recentemente. Quando fizermos outro, convidamos você, já anotei em nossa lista.
Estou de saída e volto com calma para ver suas receitas, ok?
Quanto às gotinhas de chocolate, você encontra na Casa do Confeiteito ou no Padeirão, ambas na 7 de Setembro, ok?
Bjs.

Paula Pacheco disse...

Oi Dani, td bem...pelo visto a Gina já te achou...mais uma Curitibana, que bom, adorei seu cantinho...venha me visitar também, vou te linkar ok, já vi que vc é cozinheira de mão cheia, muitas coisas gostosas por aqui, volto com mais calma para anotar as receitas,
bjs
Paula

ana disse...

Este arrozinho tem um aspecto fantástico, cremoso e quase que dá para sentir o cheiro com essa foto!

parabéns pelo blog! Agradeço-te também a sugestão que me deixaste no meu blog sobre o prato principal a fazer depois da sopa de peixe! Concordo em absoluto!

Susana Gomes disse...

Estava-te a dever uma visita e deixo o meu comentário na primeira receita porque adoooro risotto!
Esta combinação de ingredientes é deliciosa e o aspecto está uma tentação.

Beijinhos. :)

Fátima disse...

Oi Manjericota,vim aqui ti visitar e logo dou de cara com um receita maravilhosa de risoto, que eu adorei! Parabéns pelo blog. Com certeza vamos trocar receitas, experiências não é mesmo? beijos.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Ja' comi varios tipos de risotos, mas este com brie (que amo), nunca! Gravei no meu pc pra fazer na 1a oportunidade!
Um abraço
Léia

manjericota disse...

Re, faça mesmo! Garanto q não vai se arrepender ;) Bj

Fabi, tenho msn sim, é manjericota@hotmail.com .... Depois daquele dia, não mexi mais no twitter. Bjão

Lu, obrigada pela visita!

Gina, que ótimo. Pode me colocar na listinha sim, pq quero participar dos encontros. A única blogueira cadastrada aqui no meu blog de Curitiba até agora é vc. Obrigada pelo carinho.

Paula, veja que legal, mais uma Curitibana sim! Adorei seu blog tbém. Já visitei seu blog :D

Obrigada Ana, e volte sempre!

Ebaaaa Gasparzinha, que bom gostou da receita. Seja bem vinda :o)

Claro que sim Fátima, terei o maior prazer em dividir minhas receitas com vc. Bj

Acho o risoto prático, rápido e charmoso..Depois me conte como ficou. Bjinho

Sónia Meirinho disse...

MINHA NOSSA!! ESTE BLOG É UM VICIO!! BEM DITA A HORA QUE O ENCONTREI!! BEIJINHOS E PARABENS!!!

Related Posts with Thumbnails