terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Penne Salteado com Shitake e Figo

Acho muito gostosa a mistura de ingredientes adocicados nos pratos salgados. Esta semana tinha figo fresco em casa, e queria fazer algo diferente com uma massa. Para uma porção de 250 grs de massa tipo penne fiz o seguinte:

Ingredientes para o salteado:

150 grs de cogumelo shitake cortado em lâminas finas (1 bandeja fechada)
1/2 cebola pequena picada
4 dentes de alho laminados
4 figos frescos e maduros cortados em cubos
azeite de oliva
tomilho fresco
salsinha fresca
1 colher (sopa) de manteiga
queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
. Em uma frigideira antiaderente, frite o shitake no azeite de oliva. Qdo estiver macio, adicione a cebola, o alho e o tomilho, o sal e a pimenta, misture bem e deixe fritar. Qdo estiver pronto, adicione a salsinha fresca e 1 colher de manteiga e desligue a chama do fogão. Separadamente, em outra frigideira, frite rapidamente os figos em um fio de azeite de oliva, de modo que os cubos permaneçam inteiros. Misture os figos com os ingredientes da outra panela, despeje a mistura sobre o penne cozido ao dente ainda quente, salpique salsinha e queijo parmesão e sirva.

Eu misturei o parmesão e a salsinha ainda na panela que estava o penne para depois servir. Com o calor liberado pela massa, o queijo derreteu na mistura. Bom apetite!

20 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Eu amo uma massa. essa sua ficou super linda, acho que essa combinação deve ter ficado magnífica! Adorei, receita anotadinha! Bjinhos

Figos & Funghis disse...

Oi Dani, adorei a receita, principalmente porque tem nela dois ingredientes dos meus preferidos: figos e cogumelo. Aliás, o nome da sua receita poderia ser Penne ao Figos & Funghis...hahahaha. Vou ter que fazer sua receita de qualquer jeito!
Bjinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADOREI ESSA MASSA ULTIMAMENTE TENHO FEITO MONTE DE MASSAS VOU COPIAR ESSA PARECE DELICIOSO!

Iliane disse...

que massa maravilhosa!!!!adorei a mistura de sabores!alem da foto linda!parabens..bjus

Alexandre Miguel disse...

Amiga seu cantinho tem receitas maravilhosas!!!bjokas:**))

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Adoro figo, mas nunca pensei em fazer com uma massa. Parabéns pela criatividade. A aparência está maravilhosa.
Beijos
Patty Martins

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amiga, esta é uma das massas mais perfeitas que ja' vi! Babei, principalmente pelo figo que aaaaaaaaaamo, parabéns!
Um grande abraço
Léia

Gina disse...

Taí uma massa que comeria com prazer. Teria que fazer uma parte sem os figos, caso contrário minha turminha não comeria... Não sabem o que estão perdendo!
Bjs.

Renata disse...

Dani, acredita que há umas duas semanas joguei uma bandeja de figos frescos fora porque já estavam passados?! Ai ai, não me passou nada pela cabeça enquanto ainda estavam bons!! Mas a tua massa parece ótima!

Bjs

Renata disse...

Dani, nunca tinha pensado nisso! Adorei a idéia, achando os figos, farei ligeiro...

Fla disse...

Também adoro sabores agridoce. Esse seu macarrão deve ter ficado delicioso.
Bjs

tatiane disse...

Aos poucos eu estou aprendendo a gostar da mistura de doce com salgado. Parece muito apetitoso, sem falar que shitake é bom de todo jeito!
bjs

Tangerina disse...

Esta mistura deve ficar di-vi-na!! Que pena que figos por aqui só em Agosto :(

Beijinhos,
Carlota

Marly disse...

Oi Dani,
Estou voltando de (pequenas) férias agora, e vejo que rolou algumas delícias por aqui na minha ausência! Deixa eu ir copiá-las pois as fotos estão maravilhosas (aaf, é massa sofisticada; é bife rolê com alho poró; é torta banoffi
super convidativa!).

Beijinho, bom fim de semana e bom carnaval!

Helena disse...

Este prato maravilha,recordou-me uma receita que nao faço há muito.Pena não ser a época de figo por aqui.
Bom fim de semana!

Junia Ansaloni disse...

Parabèns pelo blog, adorei...ja estou acompanhando...grande abraço, qdo tiver um tempinho me visite: http://caffecomletras.blogspot.com/

Pimenta disse...

Olá,
Obrigada pela visita, esta massa despertou mesmo a minha curiosidade, pena que ainda faltem tantos meses para termos figos pq deve ser uma delicia.
bjs

Simplesmente Luísa disse...

Hmmm não sou mt fã de figo a não ser o doce da minha sogra ou entao aquele cristalizado recheado com coco!!!!! rsrsrs Mas a cara desse penne está ótima, adoro massas...
Beijos!

Babette disse...

que delícia!
parabéns pela combinação de ingredientes: juntos não são muito vulgares mas devem "casar" na perfeição!
Babette

Marina disse...

Que bom aspecto! Isto tem tudo de bom!
Um beijo.

Related Posts with Thumbnails